Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de abril de 2024

Internacional

Alemanha: pesquisa mostra vitória do partido de Angela Merkel nas eleições federais

A primeira pesquisa boca de urna das eleições federais deste domingo (24), na Alemanha, apontam para uma vitória da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel e uma forte derrota do Partido Social-Democrata (SPD) de Martin Schulz. [Leia mais...]

Alemanha: pesquisa mostra vitória do partido de Angela Merkel nas eleições federais

Foto: Agência Brasil

Por: no dia 24 de setembro de 2017 às 14:24

A primeira pesquisa boca de urna das eleições federais deste domingo (24), na Alemanha, apontam para uma vitória da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel e uma forte derrota do Partido Social-Democrata (SPD) de Martin Schulz. A pesquisa, divulgada pela rádio ARD, a CDU em aliança com o partido gêmeo da Bavaria União Cristão-Social (CSU), teria alcançado 32,5% dos votos, com 220 asentos, enquanto a SPD teria apenas 20% das preferências, conquistando 137 assentos. Para os social-democratas são cinco pontos a menos em comparação com o resultado da última eleição, há 4 anos. Já o partido liberal (FDP) teria alcançado 10,5%, o Partido Verde 9,5% e a extrema-esquerda do Die Linke 9%.

O partido de extrema-direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), teria ficado em terceiro lugar, com 13,5% dos votos, entrando pela primeira vez no Bundestag, o Parlamento alemão com aproximadamente 87 assentos. Segundo os resultados, Angela Merkel terá que formar um governo de coalizão com outros partidos. O processo pode levar alguns meses.