Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Brasil é o país mais preocupado com \"fake news\", diz pesquisa

Internacional

Brasil é o país mais preocupado com \"fake news\", diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pela emissora britânica BBC aponta que o Brasil é o país mais preocupado com as notícias falsas divulgadas na internet, batizadas de \"fake news\". De acordo com o levantamento, 92% dos entrevistados se preocupam com a divulgação de informações que não sejam verídicas. [Leia mais...]

Brasil é o país mais preocupado com \"fake news\", diz pesquisa

Foto: Getty Images

Por: Matheus Simoni no dia 22 de setembro de 2017 às 09:34

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pela emissora britânica BBC aponta que o Brasil é o país mais preocupado com as notícias falsas divulgadas na internet, batizadas de \"fake news\". De acordo com o levantamento, 92% dos entrevistados se preocupam com a divulgação de informações que não sejam verídicas. O levantamento aponta que os outros países que lideram o ranking são Indonésia, com 90%, Nigéria, 88%, e Quênia, com 85% dos entrevistados.

Dentre os países apurados na pesquisa, a Alemanha foi a única nação que apresentou maioria no índice de falta de preocupação com essa divulgação falsa de denúncias. O levantamento aponta que 51% dos entrevistados disseram que não estão preocupados com esse tema. Na véspera das eleições do país, que ocorreu no próximo domingo (24), houve um aumento nos esforços determinados na Alemanha para erradicar as falsas notícias.

Nos últimos dias, um caso emblemático de divulgação de \"fake news\" chegou a tomar conta dos noticiários do México, após a divulgação da informação de que uma menina chamada Frida Sofía estava presas entre os escombros dos prédios atingidos pelo terremoto ocorrido na semana, que vitimou 278 mortos no país. Posteriormente, foi constatada que a suposta notícia era falsa. A pesquisa entrevistou mais de 16 mil adultos e foi conduzida pela empresa Globescan entre janeiro e abril.