Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Furacão Maria atinge categoria 3 e segue em direção ao Caribe

Internacional

Furacão Maria atinge categoria 3 e segue em direção ao Caribe

Após a passagem do furacão Irma, no inicio de setembro, o Caribe se prepara novamente para receber outro ciclone nesta seguda-feira (18). De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, o Furacão Maria já atingiu a categoria 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5) enquanto se dirigia neste domingo (17) para o leste do Caribe com ventos de até 150 km/h.[Leia mais...]

Furacão Maria atinge categoria 3 e segue em direção ao Caribe

Foto: NOAA/RAMMB / AFP

Por: Paloma Morais no dia 18 de setembro de 2017 às 16:05

Após a passagem do furacão Irma, no inicio de setembro, o Caribe se prepara novamente para receber outro ciclone nesta seguda-feira (18). De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, o Furacão Maria já atingiu a categoria 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5) enquanto se dirigia neste domingo (18) para o leste do Caribe com ventos de até 150 km/h. O furacão deve atingir a localidade nesta segunda à noite.

O NHC alertou para "aviso de furacão" para Guadalupe, Dominica, São Cristóvão e Névis, Montserrat e Martinica, além de "vigilância de furacão" para Porto Rico, Vieques e Culebra. Além disso, afirmou que Maria pode produzir "uma perigosa tempestade e ondas grandes e destrutivas", com elevações do níveis do mar entre 1,2 e 1,8 metro, em sua passagem pelas ilhas de Sotavento. 

A prefeitura local pediu, em nota, que "as pessoas não se desloquem, busquem abrigo, seja em casa, seja em um lugar seguro, e que relatem as condições climáticas por rádio". O serviço meteorológico francês Météo France acredita que ondas de até dez metros, ventos violentos de 150 km/h a 180 km/h, rajadas de até 200 km/h, chuvas pesadas de até 400 mm devem atingir o local durante todo o dia da terça-feira. Na Martinica, as autoridades pontuaram que "este fenômeno meteorológico pode se traduzir em inundações".