Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Notícias

Internacional

Internacional

Agência Espacial Americana descobre dez novos planetas parecidos com a Terra

A Nasa divulgou, nesta segunda-feira (19), uma lista com 219 novos candidatos a planeta. Dez deles têm tamanhos semelhantes ao do planeta Terra e orbitam as zonas habitáveis de suas estrelas. [Leia mais...]

Foto: NASA/JPL-Caltech

Por: Paloma Morais no dia 19 de junho de 2017 às 16:26

A Nasa divulgou, nesta segunda-feira (19), uma lista com 219 novos candidatos a planeta. Dez deles têm tamanhos semelhantes ao do planeta Terra e orbitam as zonas habitáveis de suas estrelas.

Os prováveis planetas foram descobertos pelo telescópio espacial Kepler, que busca por planetas em nossa galáxia ao identificar pequenas oscilações no brilho das estrelas, o que acontece quando um planeta passa em frente a ela. De acordo com a agência espacial americana, este é o documento mais detalhado dos candidatos a planetas identificados nos primeiros quatro anos de coleta de dados pelo Kepler.

'O conjunto de dados do Kepler é único, pois só ele contêm uma população desses análogos da Terra - planetas com quase o mesmo tamanho e que têm órbitas parecidas com a da Terra', afirmou Mario Perez, cientista do programa Kepler na Divisão de Astrofísica da Nasa. '

'Esse catálogo cuidadosamente elaborado é o fundamento para responder de forma direta uma das perguntas mais cativantes da astronomia: quantos planetas como a nossa Terra existem na galáxia?', pontuou Susan Thompson, pesquisadora do projeto Kepler.