Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Internacional

Militar transgênero dos EUA que vazou 700.000 documentos secretos é libertada

A militar transgênero dos EUA, Chelsea Manning, presa por ter vazado milhares de documentos 'confidenciais da história dos Estados Unidos, foi libertada nesta quarta-feira graças a um indulto concedido pelo presidente Barack Obama antes do fim de seu mandato'. [ Leia mais…]

 Militar transgênero dos EUA que vazou 700.000 documentos secretos é libertada

Foto: Google Reprodução

Por: André Teixeira no dia 17 de maio de 2017 às 10:17

Atualizado: no dia 17 de maio de 2017 às 11:22

A militar transgênero dos EUA, Chelsea Manning, presa por ter vazado milhares de documentos 'confidenciais da história dos Estados Unidos, foi libertada nesta quarta-feira graças a um indulto concedido pelo presidente Barack Obama antes do fim de seu mandato'.

Segundo a porta-voz Cynthia Smith, do Fort Leavenworth, em Kansas, a militar 'estava na prisão há sete anos no Quartel Disciplinar dos Estados Unidos'  De acordo com a matéria da em.com 'em julho de 2010, Manning - na época um soldado conhecido como Bradley Manning - foi preso pela divulgação, através do WikiLeaks, de um enorme tesouro de mais de 700.000 documentos militares e diplomáticos americanos classificados'.

A militar serviu como agente de inteligência no Iraque,  e agora com 29 anos, vai morar na casa de uma tia na região de Washington. 'Pela primeira vez, posso ver um futuro para mim como Chelsea, me imagino sobreviver e viver como a pessoa que sou e finalmente posso estar no mundo exterior', escreveu.