Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Internacional

Interferência da Rússia em eleição de Trump é investigada pelo FBI

O diretor da Polícia Federal americana (FBI), James Comey, confirmou nesta segunda-feira (20) a investigação sobre a eventual interferência da Rússia na campanha presidencial norte-americana. [Leia mais...]

Interferência da Rússia em eleição de Trump é investigada pelo FBI

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Por: Yasmin Garrido no dia 20 de março de 2017 às 14:58

O diretor da Polícia Federal americana (FBI), James Comey, confirmou nesta segunda-feira (20) a investigação sobre a eventual interferência da Rússia na campanha presidencial norte-americana. Essa foi a primeira vez que o FBI admitiu que investiga o caso.

O FBI "está investigando os esforços do governo russo para interferir na eleição presidencial de 2016", declarou Comey. Ele disse ainda que "isso inclui investigar a natureza dos laços entre indivíduos associados à campanha de Trump e o governo russo e se houve alguma coordenação entre a campanha e os esforços da Rússia".

As agências americanas de inteligência detectaram em janeiro que o presidente russo, Vladimir Putin, esteve por trás das tentativas de interferência nas eleições estadunidenses. Já o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Michael Rogers, negou que o governo de Obama tenha pedido à inteligência britânica que realizasse qualquer tipo escuta sobre Trump.