Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Equador: país terá segundo turno nas eleições presidenciais

Foi anunciado oficialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral do Equador, nesta quarta-feira (22), que o país terá segundo turno nas eleições presidenciais, no dia 2 de abril. [Leia mais...]

Equador: país terá segundo turno nas eleições presidenciais

Foto: Vicente Ordóñez/ El Universo

Por: Matheus Morais no dia 23 de fevereiro de 2017 às 10:59

Foi anunciado oficialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral do Equador, nesta quarta-feira (22), que o país terá segundo turno nas eleições presidenciais, no dia 2 de abril. Por causa do clima tenso, o anúncio foi feito  em rede nacional de televisão. Essa já é considerada a eleição mais acirrada das últimas décadas no Equador. A informação é da Radio France Internationale (RFI).

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral do Equador, Juan Pablo Pozo, fez o anúncio: o candidato do governo, Lenín Moreno, vai disputar o segundo turno com o candidato opositor de centro-direita, Guillermo Lasso. O candidato governista da Aliança País obteve 39,3% dos votos, enquanto o candidato da oposição conservadora, Criando Oportunidades, ficou com 28,1%.

Para ser eleito presidente no Equador, o candidato precisa obter  40% dos votos, com diferença de 10 pontos sobre o segundo colocado. Com 39,3% dos votos, o candidato do governo, Lenín Moreno, ficou a apenas 0,7% de ser eleito no primeiro turno.