Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Todas contra Trump: Mulheres fazem marchas ao redor do mundo neste sábado

A maior movimentação acontece em Washington, cidade que recebe milhares de mulheres de todo o país para a marcha contra o novo governo. Porém, além desse, já foram registrados mais de 600 outros focos de protestos pelo mundo. [Leia mais...]

Todas contra Trump: Mulheres fazem marchas ao redor do mundo neste sábado

Foto: Manu Fernandez / AP

Por: Lorena Dias no dia 21 de janeiro de 2017 às 17:03

Mulheres de diversas partes do mundo saíram às ruas neste sábado (21) para protestar contra Donald Trump, um dia após a posse dele como presidente dos Estados Unidos. Elas se manifestam contra as ideias sexistas do milionário, que, durante a campanha, teve discursos criticados por conta de comentários machistas e chegou a ser acusado de assédio sexual. A maior movimentação acontece em Washington, cidade que recebe milhares de mulheres de todo o país para a marcha contra o novo governo. Porém, além desse, já foram registrados mais de 600 outros focos de protestos pelo mundo.

A Marcha das Mulheres, que começou com a iniciativa individual de uma mulher que, consternada com a vitória de Trump, perguntou no Facebook a várias amigas se elas estariam dispostas a ir a Washington no dia seguinte à posse, acabou se transformando num fenômeno internacional. Estrelas como Cher, Lena Dunham, Katy Perry e Robert DeNiro estão entre as pessoas que apoiam a causa, que reúne interesses tão díspares como a defesa da igualdade salarial entre os gêneros, o direito à maternidade, os imigrantes, o meio ambiente e a comunidade LGTBI.