Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Internacional

Turquia dispensa militares e determina fechamento de veículos de comunicação

Governo Turco ordenou o fechamento de 45 jornais, 16 emissoras de TV e 23 estações de rádio, no decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (27). [Leia mais...]

Turquia dispensa militares e determina fechamento de veículos de comunicação

Foto: Fotos Públicas

Por: Luiza Leão no dia 27 de julho de 2016 às 18:53

Governo Turco ordenou o fechamento de 45 jornais, 16 emissoras de TV e 23 estações de rádio, no decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (27). As autoridades turcas emitiram mandados de prisão para 47 jornalistas, sendo parte da investida contra suspeitos da tentativa de golpe realizada no dia 15 de julho na Turquia.

Segundo a emissora de TV privada CNN-Türk as empresas censuradas são em maioria, meios de comunicação locais, mas há alguns de audiência nacional. A agência Reuters, informou que além das medidas contra  imprensa, 1.684 militares foram dispensados. 178 generais foram colocados sob custódia, representando metade dos generais e almirantes do Exército. As demissões acontecem na véspera de um Conselho Militar Supremo que contará com a participação do primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, e outros oficiais para realizar remanejamento nas Forças Armadas.

O presidente Turco avalia restabelecimento da pena de morte no país. Caso a medida seja aprovada, a Turquia poderá ser excluída da União Europeia.