Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de abril de 2024

Economia

Caixa vai reduzir juros e aumentar valor financiado para casa própria

Foi anunciado hoje pela Caixa Econômica Federal a redução dos juros e aumento do percentual de valor a ser financiado para compra da casa própria. [Leia mais...]

Caixa vai reduzir juros e aumentar valor financiado para casa própria

Foto: Arquivo Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 16 de abril de 2018 às 12:10

Foi anunciada hoje (16) pela Caixa Econômica Federal a redução dos juros e o aumento do porcentual de valor a ser financiado para compra da casa própria. A taxa mínima cai de 10,25% para 9% ao ano. O montante do valor a ser financiado sobe de 50 para 70%.

No ano passado, o limite para financiamento de imóveis usados foi de 60%, chegou a cair para 50% e, agora, aumentou novamente. A Caixa voltou a financiar até 70% do preço da casa ou do apartamento.

“Vai fazer com que se produza mais empreendimento na construção civil, ela vai fazer com que tenhamos mais financiamentos imobiliários e isso tem em instância final a geração de emprego e renda”, ressaltou Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa, ao G1.

A iniciativa, segundo consultores, pode aquecer o mercado de imóveis que está há bastante tempo à espera de compradores. Mesmo assim, economistas dizem que comprar um imóvel para pagar a longo prazo exige planejamento.

"O pegador de crédito deveria ter essa consciência, dinheiro ainda está caro. Sob esse ponto de vista é muito melhor ainda, por mais que a taxa de juros tenha caído, as pessoas se planejarem, fazerem as contas para tentar não antecipar esse credito, tenar poupar e para depois comprar o imóvel", disse o economista José Kobori.