Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Bahia é líder em geração de energia solar no Brasil

Economia

Bahia é líder em geração de energia solar no Brasil

Seguido do estado baiano, com 11 usinas, está o Piauí, com nove, assim como Minas Gerais. Depois dos líderes, se encontram as quatro usinas do Rio Grande do Norte; Pernambuco e Santa Catarina (2 cada), além do Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo, que têm somente uma unidade em operação. [Leia mais...]

Bahia é líder em geração de energia solar no Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Marcela Vilar no dia 21 de março de 2018 às 14:20

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, responsável por gerir o comércio da energia elétrica do país, apontam a Bahia como o principal estado gerador de energia solar. Em 2017, a produção foi de 22,8 Mega Watts médios, que equivalem a 31% da produção nacional.

Além do destaque baiano, o Brasil também tem evoluído na geração de energia emanada pelo sol. A cada mês, o crescimento ocorre de forma gradual. De acordo com o Sistema Interligado Nacional (SIN), no ano passado, a produção nacional bateu recorde e foi 95% maior que em 2016: 73,2 contra 3,5 MW médios.

Seguido do estado baiano, com 11 usinas, está o Piauí, com nove, assim como Minas Gerais. Depois dos líderes, se encontram as quatro usinas do Rio Grande do Norte; Pernambuco e Santa Catarina (2 cada), além do Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo, que têm somente uma unidade em operação.

Hoje, a CCEE contabiliza 40 usinas solares fotovoltaicas em operação comercial no SIN, número cinco vezes maior que o de 2016, quando havia oito usinas. Segundo a Câmara, mais 33 unidades vão entrar em funcionamento neste ano.