Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Brasil encerrou 2017 com 26,3 mi de trabalhadores subutilizados, diz IBGE

Economia

Brasil encerrou 2017 com 26,3 mi de trabalhadores subutilizados, diz IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que o Brasil encerrou 2017 com 26,3 milhões de trabalhadores subutilizados, grupo que reúne pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas, e aqueles que trabalham menos de 40 horas semanais. [Leia mais...]

Brasil encerrou 2017 com 26,3 mi  de trabalhadores subutilizados, diz IBGE

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 23 de fevereiro de 2018 às 10:02

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Brasil encerrou 2017 com 26,3 milhões de trabalhadores subutilizados, grupo que reúne pessoas que poderiam estar no mercado, mas estão desocupadas, e aqueles que atuam por menos de 40 horas semanais.

Um dos exemplos de trabalhador subutilizado é a promotora de vendas Jorgina Cordeiro Muniz, de 38 anos, mãe de quatro filhos. Após dois anos desempregada, ela conseguiu ser contratada para distribuir jornal de circulação gratuita pelas ruas do Rio. Sua jornada diária de trabalho é de quatro horas por dia – 20 horas semanais –, sempre pelas manhãs.

“Eu não só posso trabalhar mais, como quero trabalhar mais. Preciso muito complementar minha renda”, afirmou, em entrevista ao portal G1.