Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Política econômica de Temer ʹcomeça a colher bons resultadosʹ, avalia Ricupero

Economia

Política econômica de Temer ʹcomeça a colher bons resultadosʹ, avalia Ricupero

O diplomata, historiador, professor e ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, elogiou a atual política econômica do governo Michel Temer. [Leia mais...]

Política econômica de Temer ʹcomeça a colher bons resultadosʹ, avalia Ricupero

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Matheus Morais no dia 12 de dezembro de 2017 às 09:22

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2017 às 09:29

O diplomata, historiador, professor e ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, elogiou a atual política econômica do governo Michel Temer (PMDB). Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (12), ele afirmou que "vê sinais de uma progressiva melhora da economia".

"Precisamos corrigir as distorções, mas é preciso também corrigir os desequilíbrios. Nós sabemos que, até hoje, sobre alguns setores, as magistraturas, por exemplo, os privilégios são grandes. O atual governo teve uma vantagem sobre o de Itamar [Franco, ex-presidente da República]. O Itamar demorou para conseguir um bom ministro da Fazenda [Fernando Henrique Cardoso], esse goveno conseguiu descobrir logo um bom ministro da Fazenda [Henrique Meirelles]. Estamos começando a colher os bons resultados. Foi um acerto logo no início. Esse é o grande acerto desse governo", ressaltou.

"A única coisa que me incomodou nesse livro foi que eu queria que ele tivesse um final feliz, quando terminei de escrever estávamos no meio da crise. Contudo, o país é um país em construção. Não devemos desanimar, sempre podemos separar os obstáculos. Vejo sinais de uma progressiva melhora da economia, acredito que chegaremos bem à eleição. Três dias antes do lançamento do plano Real, veio uma comitiva da CUT me ver. Eles vieram me dizer que, quando a gente lançasse a moeda, eles contestariam. Me lembro que eles tinham o slogan ʹparece real, mas não é verdadeiroʹ. Eu disse a ele, Vicentinho [deputado federal], que para o pobre, a estabilidade é mais importante do que para o rico. Na verdade, eu disse que as pessoas iriam apoiar. A moeda de um real valia mais do que um dólar. Eles não acreditaram e perderam duas eleições", analisou.

Para Ricupero, a população quer tranquilidade. "Ninguém quer aventureiro, ninguém quer quem vai botar fogo no circo. Na verdade, as pessoas querem equilíbrio e é disso que nós precisamos, superar essa fase onde ficou ressentimento dos dois lados e aceitar que temos que construir um país que volte a crescer. Queremos um governo que distribua renda e aprimore esse sistema político que nos leva para baixo", disse.