Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE

Economia

Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de serviços teve uma queda de 1% no mês de agosto se comparado ao mês de julho. [Leia mais...]

Setor de serviços recua 1 % em agosto, diz IBGE

Foto: Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 17 de outubro de 2017 às 14:50

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de serviços teve uma queda de 1% no mês de agosto se comparado ao mês de julho. É a segunda vez seguida que o setor apresenta recuo em seus números que já tinha registrado 0,8% no mês de julho.

Quando comparado ao mês de agosto de 2016, os serviços também apresentaram queda de 2,4% e também apontaram queda no acumulado do ano (-3,8%) e no acumulado de 12 meses (-4,5%).

Na passagem de agosto para julho deste ano, entre as atividades pesquisadas, duas tiveram queda: os serviços prestados a famílias (-4,8%) e atividades turísticas (-3,1%). Já as outras tiveram alta: os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%), e outros serviços (1%), transportes, serviços auxiliares de transportes e correio (0,7%) e serviços de informação e comunicação (0,3%).

As maiores quedas no setor de serviços entre as 27 unidades da federação pesquisadas, aconteceram em Alagoas (-5,9%), Paraíba (-3,6%) e Amazonas (-2,9%). Já os estados que apresentaram crescimento foram Roraima (9,8%), Bahia (3,8%) e Piauí (3,5%).