Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Economia

Aumento de impostos será reavaliado em dois meses, garante ministro do Planejamento

O aumento de mais impostos foi descartado pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira. Segundo ele, uma avaliação do reajuste tomado na semana passada deve ser feita daqui a dois meses. [Leia mais...]

Aumento de impostos será reavaliado em dois meses, garante ministro do Planejamento

Foto: Divulgação/ Ministério do Planejamento

Por: Matheus Morais no dia 24 de julho de 2017 às 10:21

Atualizado: no dia 24 de julho de 2017 às 11:48

O aumento de mais impostos foi descartado pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira. Segundo ele, uma avaliação do reajuste tomado na semana passada deve ser feita daqui a dois meses. ""No momento, as nossas posições e as ações adotadas são essas. No futuro, nós teremos que avaliar a realização das receitas, a evolução da arrecadação, inclusive, dessas ações que nós tomamos pra fazer a conjectura sobre outras alterações. Então, eu diria que, pro momento, não há essa proposta (de novo aumento)"", ressaltou em entrevista ao Jornal da CBN, da rádio CBN.

Ainda de acordo com Oliveira, atualmente, a maior despesa do governo é a Previdência Social, que deverá ultrapassar 57% dos gastos federais neste ano. ""A maior despesa do governo é a previdenciária, que conta 57% da despesa. E essa é uma despesa que não tem controle administrativo. Ela vai crescendo conforme a inflação, conforme a inclusão de novas pessoas no sistema. Então, se nós não contivermos essa despesa, que é a principal de todas, é muito difícil controlar as despesas do governo"", disse.

A liberação de verbas para emendas parlamentares ainda foi defendida pelo ministro. Para o ministro, trata-se de mais uma contribuição obrigatória destinada às necessidades dos municípios, como saneamento, calçamento de ruas, construção de pontes e abertura de postos de saúde.