Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Petrobras reajusta preço do diesel e mantém valor da gasolina

Economia

Petrobras reajusta preço do diesel e mantém valor da gasolina

Nesta quinta-feira (05), a Petrobras, através de comunicado, anunciou que vai reajustar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%. No entanto, a estatal declarou que o valor da gasolina vai ser mantida. [Leia mais...]

Petrobras reajusta preço do diesel e mantém valor da gasolina

Foto: Reprodução/EPTV

Por: Yasmin Garrido no dia 05 de janeiro de 2017 às 19:56

Nesta quinta-feira (05), a Petrobras, através de comunicado, anunciou que vai reajustar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%. No entanto, a estatal declarou que o valor da gasolina vai ser mantida.

De acordo com a empresa, o novo valor passa a valer a partir desta sexta (06) e, se o reajuste for repassado integralmente pelos postos de gasolina, o preço do diesel pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro, em média. Esta é a segunda alta seguida do preço do combustível.

No comunicado, a Petrobras afirmou que o aumento ocorre em razão do "efeito da continuada, embora mais discreta, elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, pela valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno de gasolina e diesel".

Veja íntegra do comunicado:

"De acordo com a política de preços anunciada pela Petrobras em outubro de 2016, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 6,1%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir de 06/01/2017. O preço da gasolina nas refinarias ficou inalterado.

A decisão é explicada principalmente pelo efeito da continuada, embora mais discreta, elevação dos preços do petróleo nos mercados internacionais, pela valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno de gasolina e diesel. As revisões anunciadas hoje refletem também movimentos sazonais nas cotações globais dos derivados, com os preços do diesel respondendo a uma maior demanda em função de inverno no hemisfério norte.

A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores".