Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Cultura

Por falta de concurso, Rei Momo de 2017 será reempossado: ʹPego de surpresaʹ

Um ano se passou desde que o Alan Nery foi eleito o Rei Momo do Carnaval de Salvador em 2017, mas os 365 dias não foram suficientes para que a Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia (FECCB) organizasse um novo concurso. [Leia mais...]

Por falta de concurso, Rei Momo de 2017 será reempossado: ʹPego de surpresaʹ

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Luiza Leão no dia 25 de janeiro de 2018 às 11:10

Um ano se passou desde que Alan Nery foi eleito o Rei Momo do Carnaval de Salvador em 2017, mas os 365 dias não foram suficientes para que a Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia (FECCB) organizasse um novo concurso. Sem eleição, o rei da folia será "reutilizado" e novamente empossado este ano.

"Eu não esperava, fui pego de surpresa. Mas, como um rei nunca perde a majestade, eu já estou me sentindo apto a esse cargo. Eu fiquei sabendo junto com todo mundo", comentou o publicitário em entrevista ao Metro1.

A nota encaminhada pela Federação justifica que o episódio foi excepcional devido ao "fator tempo". "Pelas circunstâncias atuais, ficou inviável a realização do concurso, uma vez que os eventos de final de ano com a proximidade do carnaval foram fatores para a não realização do evento", diz trecho do comunicado.

No entanto, a seleção da "Rainha do Carnaval" está em curso, e tem inscrições abertas até esta sexta-feira (26). A vencedora será revelada na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro.

Preparação – Apesar de a coroação não ter sido feita como pede o reinado, os trajes de Momo já são feitos bem ao estilo baiano: no improviso. "Eu soube essa semana, aí na quarta-feira eu fui em uma tia minha que é costureira. Ela está fazendo a fantasia. A roupa vai homenagear as fitas do senhor do Bonfim", contou.

Apoio – Ao que tudo indica, além de não ter sido avisado com antecedência sobre o seu (re)protagonismo no Carnaval de Salvador, Alan também poderá arcar com os custos do figurino. "Até o momento eles não me informaram sobre nenhum tipo de ajuda de custo ou premiação. Vamos conversar essa semana. Mas ainda não fechamos nada. Não significa que não terá", argumentou.

Ao comparar a festa da capital baiana a outras, o publicitário falou com descontentamento sobre o concurso. "No Rio, em São Paulo, a premiação chega a R$ 30 mil e são abertas as inscrições com quase seis meses de antecedência. O rei e a rainha são usados para a divulgação, são símbolos do carnaval. Aqui em Salvador a gente não tem a tradição dessa forma. Falta maior compromisso das entidades públicas com o concurso. Eu acho que está faltando, sim, ajuda para o concurso do Rei Momo", opinou.

Apesar do susto de ter recebido a "coroa pulando", Nery, que será rei da folia pela terceira vez, recebeu a notícia com satisfação. "Eu fiquei super feliz. Eu não estava me preparando para o concurso, eu não era candidato, mas abracei e vou encarar esse desafio", disse ao portal.

As chaves da cidade serão entregues pelo prefeito ACM Neto (DEM) ao novo-velho Rei Momo em um evento no Circuito Dodô (Barra/Ondina), às 17h do próximo dia 8 de fevereiro, que marca a abertura oficial da folia 2018.