Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cultura

ʹSou Carnavalʹ: Cavalcante promete documentário ʹfora do formato sentadinhoʹ

“Quero entender quem é o soteropolitano, que lugar é esse, de onde vem essa nossa histeria coletiva”, explicou, em entrevista ao Metro1. [Leia mais...]

ʹSou Carnavalʹ: Cavalcante promete documentário ʹfora do formato sentadinhoʹ

Foto: Reprodução/Caderno de Cinema

Por: Clara Rellstab no dia 23 de janeiro de 2018 às 16:40

Após o elogiado “Bahêa, Minha Vida” (2011), o cineasta baiano Márcio Cavalcante prepara mais um longa sobre uma paixão genuinamente baiana: o Carnaval.

O filme “Sou Carnaval” – que ainda não tem data exata de lançamento, mas sai este ano – promete trazer a folia baiana falando em primeira pessoa. “Quero entender quem é o soteropolitano, que lugar é esse, de onde vem essa nossa histeria coletiva”, explicou, em entrevista ao Metro1.

Paixão – Cavalcante disse que a inspiração para ambas as películas veio de outras pessoas: “Foram insights de amigos, que soltaram a ideia e eu abracei. Sobre o Bahia, eu sou torcedor, então a minha paixão ficou ainda mais aflorada. Sobre o Carnaval, eu fui folião durante muito tempo e voltei a ser durante as filmagens”, resumiu.

O realizador acumulou, nestes quase cinco anos de trabalho, mais de 200 horas de material bruto. “Batemos papo com mais de 500 pessoas, foi uma loucura!”, comenta.

Segundo ele, por isso, o filme não é um documentário comum: “Não está naquele formato sentadinho, de conversa com especialista. É um filme bem dinâmico”.

Crise do Axé – Entre outras coisas, “Sou Carnaval” também abordará as últimas mudanças pelas quais a folia momesca soteropolitana tem passado nos últimos anos.

“É um momento de transformação, de encontrar um novo formato… há uma discussão que está muito latente: para que lado vai? O que vai ser? De qual forma vai ser?”, explana.

De acordo com o diretor, a proposta é a seguinte: enquanto as câmeras de transmissão da festa apontam para os trios e para os artistas, as dele voltam-se para o sentido contrário, o povo.

Lançamento – Márcio disse à reportagem que, apesar de o “sonho inicial” ser o de lançar o filme na Quarta-Feira de Cinzas deste ano, a distribuidora ainda não deu retorno sobre a data exata de estreia.

“Eles ainda estão fazendo estudos, porque a ideia é não lançar só aqui em Salvador, mas também em lugares onde o Carnaval da Bahia é muito forte. O que a gente sabe é que o filme estará pronto no início de fevereiro. Depende da distribuidora, mas eu estou ansioso (risos)”, finalizou.