Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Artista plástico Frans Krajcberg morre aos 96 anos

Cultura

Artista plástico Frans Krajcberg morre aos 96 anos

O artista plástico Frans Krajcberg morreu nesta quarta-feira (15), aos 96 anos, após ficar um mês internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Com quadro de saúde frágil há alguns dias, ele chegou à capital fluminense com várias infecções. Frans morava na Bahia e chegou a ser hospitalizado em Teixeira de Freitas, município baiano próximo da Nova Viçosa. [Leia mais...]

Artista plástico Frans Krajcberg morre aos 96 anos

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 15 de novembro de 2017 às 14:57

O artista plástico Frans Krajcberg morreu nesta quarta-feira (15), aos 96 anos, após ficar um mês internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Com quadro de saúde frágil há alguns dias, ele chegou à capital fluminense com várias infecções. Frans morava na Bahia e chegou a ser hospitalizado em Teixeira de Freitas, município baiano próximo da Nova Viçosa, que receberá um futuro museu e que abriga o sítio onde ele residia, batizado de Sítio Natura.

Segundo informações do jornal O Globo, o corpo do artista será cremado e as cinzas serão levadas para o sítio. Krajcberg era conhecido principalmente por suas esculturas feitas a partir de troncos e raízes de árvores calcinadas pelos incêndios que derrubam densas áreas verdes para transformá-las em pastos. Entre os traços presentes em suas obras, ele sempre esteve engajado em tratar da cultura e dos cuidados com o meio ambiente.

Natural da cidade de Kozienice, na Polônia, Frans se dizia brasileiro e estudou engenharia e artes na Universidade de Leningrado antes de vir ao Brasil em 1948, depois de lutar na Segunda Guerra Mundial. Descendente de família judia, viu sua mãe ser enforcada pelas forças da Alemanha Nazista. O restante da família morreu em campos de concentração.