Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura

James Martins fala sobre a música ʹSandraʹ, de Gilberto Gil: ʹInspirada no internamento compulsório"

Um dos apresentadores do Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole, James Martins falou na última sexta-feira (13) durante o programa sobre a música ʹSandraʹ, de Gilberto Gil, e contou que a canção na verdade fala de uma época em que o cantor havia sido internado em um hospício. [Leia mais...]

James Martins fala sobre a música ʹSandraʹ, de Gilberto Gil: ʹInspirada no internamento compulsório"

Foto: Reprodução / Youtube

Por: Laura Lorenzo no dia 16 de outubro de 2017 às 16:15

Um dos apresentadores do Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole, James Martins falou, na última sexta-feira (13), durante o programa sobre a música ʹSandraʹ, de Gilberto Gil, e contou que a canção, na verdade, fala de uma época em que o cantor havia sido internado em um hospício.

"A história da música é inspirada em um internamento compulsório que Gil teve em uma clínica de recuperação. Na verdade na época não tinha clínica, era um hospício mesmo. Ele estava no hospício porque foi preso com maconha um ano antes, em 1976, em Florianópolis, em um hotel durante a turnê Doces Bárbaros – Gil, Gal, Bethânia e Caetano Veloso. Eu estava falando com Tuzé de Abreu, que era músico da banda, e disse que essa foi a solução que encontraram. Não iam deixar Gil preso por causa de um baseado, que foi o que encontraram com ele, mas não podiam liberar, era ditadura militar. Então acharam esse meio termo e mandaram o cara para o hospício", contou ele.

Ainda de acordo com James, Gil foi recebido por muitas mulheres durante sua internação, que seria justamente as mulheres cantadas por ele na música.

Ouça o comentário completo: