Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

\"Era um personagem muito ambíguo\", diz biógrafa sobre escritor Lima Barreto

Cultura

\"Era um personagem muito ambíguo\", diz biógrafa sobre escritor Lima Barreto

\"Um personagem ambíguo\", é assim que a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz define o escritor Lima Barreto, sobre quem escreveu a biografia \"Lima Barreto: Triste Visionário\". [Leia mais...]

\"Era um personagem muito ambíguo\", diz biógrafa sobre escritor Lima Barreto

Foto: Divulgação

Por: Matheus Morais no dia 12 de setembro de 2017 às 12:34

\"Um personagem ambíguo\", é assim que a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz define o escritor Lima Barreto, sobre quem escreveu a biografia \"Lima Barreto: Triste Visionário\". Em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta terça-feira (12), Moritz Schwarcz afirmou que vem trabalhando há 10 anos no livro e falou do estilo e personalidade do autor, dono de obras como \"O Triste Fim de Policarpo Quaresma\".

\"Esse é um autor que é preciso que a gente continue divulgando. Lima Barreto viveu no início do século 20. Ele era negro e se bateu contra a corrupção, contra o preconceito, contra o racismo. O livro mais famoso dele no Brasil é o \"Triste Fim de Policarpo Quaresma, um personagem muito importante. O Lima também tem obras primas como \"Recordações do Escrivão Isaías Caminha\". Ele é um autor de muitas possibilidades, que escrevia contos, crônicas, novelas. O Lima Barreto tem que entrar na vida das pessoas, ele fazia uma literatura militante\", descreveu.

A escritora disse ainda que vem trabalhando e discutindo as questões raciais desde seu primeiro livro. \"Conheci o Lima Barreto desde então. Ele é um personagem ambíguo: era contra a Academia Brasileira de Letras, mas quer entrar na academia. Era contra o futebol, mas era a favor da linguagem da população. Era um personagem muito difícil de se amarrar, muito ambíguo\", ressaltou.