Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Escritor Ubaldo Marques Porto Filho morre em Salvador aos 72 anos

Cultura

Escritor Ubaldo Marques Porto Filho morre em Salvador aos 72 anos

Morreu nesta semana o escritor Ubaldo Marques Porto Filho, historiador com vários livros pulicados e uma vida voltada para o bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ele estava internado desde o início da semana no Hospital Português após sofrer um infarto. Ubaldo morreu no hospital na última terça-feira (15). O sepultamento ocorreu na quarta-feira (16), no Jardim da Saudade. [Leia mais...]

Escritor Ubaldo Marques Porto Filho morre em Salvador aos 72 anos

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 17 de agosto de 2017 às 12:14

Atualizado: no dia 17 de agosto de 2017 às 12:28

Morreu nesta semana o escritor Ubaldo Marques Porto Filho, historiador com vários livros pulicados e uma vida voltada para o bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ele estava internado desde o início da semana no Hospital Português após sofrer um infarto. Ubaldo morreu no hospital na última terça-feira (15). O sepultamento ocorreu na quarta-feira (16), no Jardim da Saudade.

Soteropolitano, nascido no Canela, em 5 de janeiro de 1945, Ubaldo chegou ao Rio Vermelho em julho de 1958, para residir na casa de veraneio que o pai havia comprado na Rua Alagoinhas. O Rio Vermelho fazia parte da história da sua família: a avó paterna tinha sido veranista no início do século XX e uma tia, Indira Mesquita Marques Porto, a primeira diretora de um estabelecimento público no bairro, a Escola Euricles de Matos.

Formado em administração pela Universidade Federal da Bahia, Ubaldo tinha com 27 obras publicadas (14 relacionadas ao Rio Vermelho)e foi um dos fundadores da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv), que presidiu por dez anos, e de várias outras entidades, inclusive a Academia dos Imortais do Rio Vermelho, a Central de Entidades. Recentemente, em parceria com o historiador Alvaro Pinto Dantas de Carvalho Jr. lançou o livro "2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil", apoiada pelo IGHB/Governo do Estado.

No dia 29 de novembro de 2010, durante as comemorações do cinquentenário de fundação da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, Ubaldo foi agraciado com o título de Sócio Honorário dessa conceituada instituição, que representa na Bahia a história, a cultura e o turismo da Espanha, especialmente da região autônoma da Galícia.

Ubaldo Marques Porto Filho era casado com Maria José e deixa três filhos (Mônica, Ubaldo Neto e Daiana) e uma neta (Gabriela).