Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Operação plena do Terminal de Passageiros do Porto segue sem prazo

O presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças tentou justificar o atraso da conclusão das obras do Terminal de Passageiros do Porto de Salvador e o motivo do equipamento ainda não estar funcionando e capacidade plena. [Leia mais...]

Operação plena do Terminal de Passageiros do Porto segue sem prazo

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 05 de outubro de 2015 às 08:35

O presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças tentou justificar o atraso da conclusão das obras do Terminal de Passageiros do Porto de Salvador e o motivo do equipamento ainda não estar funcionando e capacidade plena, em entrevista à Rádio Metrópole nessa segunda-feira (5).

O prazo inicial para a entrega do novo terminal foi maio de 2013, para contemplar as comemorações pelos 100 anos do Porto. Depois de passada data inicial prometida, a conclusão da obra foi adiada outras quatro vezes e a conclusão das obras aconteceu somente em novembro de 2014. Mas, o Terminal segue ainda sem operação plena pois falta definir a licitação que vai selecionar a empresa que vai operar o sistema.

De acordo com Rebouças trâmites burocráticos travaram a finalização do processo. “Provemos áreas para realmente você ter um projeto de entretenimento, eventos. Mas para isso, precisa-se de arrendamento. Concentração do poder de Brasília para se fazer arrendamento portuário dependemos de Brasília. Encaminhados para eles semana passada e está lá até hoje, voltou para o TCU. Pensamos em um modelo de menor tarifa, é a maneira mais correta de negociar com operador, mas hoje o conceito mudou”, explica.

Questionado sobre um prazo para a escolha, Rebouças ficou devendo a resposta. “O processo foi encaminhado semana passada para o TCU. O senador Otto disse que vai dá uma força para que as coisas andem com mais celeridade”, disse.