Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Inquérito da Marinha aponta três culpados por acidente com lancha

Cidade

Inquérito da Marinha aponta três culpados por acidente com lancha

O inquérito de 1,2 mil páginas apresentado pelo vice-almirante Almir Garnier Santos, da Marinha do Brasil, nesta terça-feira (23), responsabiliza o engenheiro técnico pela embarcação e o proprietário da empresa por negligência e o comandante da embarcação Cavalo Marinho I por imprudência. [Leia mais...]

Inquérito da Marinha aponta três culpados por acidente com lancha

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Por: Alexandre Galvão e Matheus Morais no dia 23 de janeiro de 2018 às 10:18

Atualizado: no dia 23 de janeiro de 2018 às 10:24

O inquérito de 1,2 mil páginas apresentado pelo vice-almirante Almir Garnier Santos, da Marinha do Brasil, nesta terça-feira (23), sobre o naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que deixou 19 pessoas mortas, há cinco meses na Baía de Todos-os-Santos, durante a travessia Salvador/Mar Grande, responsabiliza o engenheiro técnico e o proprietário da empresa por negligência e o comandante do barco por imprudência. O laudo aponta que não havia estabilidade na embarcação.

Ainda segundo a corporação, na sala de comando havia cimento e concreto, o que não foi apresentado nos autos e contribuiu para a tragédia. Além disso, havia dois motores na casa de máquinas e pesos de lastro, abaixo da praça de máquinas, que se soltaram durante o acidente e ficaram de fácil visualização na perícia. Isso não estava documentado pelo engenheiro responsável. De acordo com o relatório, "o comandante poderia ter adotado postura mais defensiva, quando navegava sobre banco de areia".

O inquérito será enviado para o tribunal marítimo. Juízes especialistas em direito marítimo e internacional, em armação e navegação comercial, além de construção naval, irão julgar o caso.