Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Tartarugas marinhas voltam a desovar em praia de Salvador após 30 anos

Cidade

Tartarugas marinhas voltam a desovar em praia de Salvador após 30 anos

Depois de 30 anos, as tartarugas marinhas das espécies cabeçuda, pente, oliva e verde têm desovado em praias de Salvador, como a do Farol de Itapuã. Anteriormente, os animais eram levados para Busca Vida, em Lauro de Freitas, devido às ações urbanas na capital baiana. [Leia mais...]

Tartarugas marinhas voltam a desovar em praia de Salvador após 30 anos

Foto: Divulgação/ Tamar

Por: Paloma Morais no dia 12 de janeiro de 2018 às 19:05

Depois de 30 anos, as tartarugas marinhas das espécies cabeçuda, pente, oliva e verde têm desovado em praias de Salvador, como a do Farol de Itapuã. Anteriormente, os animais eram levados para Busca Vida, em Lauro de Freitas, devido às ações urbanas na capital baiana.

De acordo com a bióloga Natália Berchieri, do projeto Tamar, ações de conscientização com a população tornaram possível a volta do processo de reprodução dos animais na cidade. Em Itapuã, há 250 ninhos das quatro espécies dispostos em cercados. Segundo Berchieri, por ano são gerados 25 mil filhotes no período de desova, de setembro a março.

"A média por ninho são de 120 ovos que elas colocam. O tempo de incubação é de 50 dias, para os filhotes poderem se desenvolver embaixo da areia, emergir e caminhar até o mar", disse ao portal G1. Ainda segundo a bióloga, a área onde os cercados estão é estudada há cinco anos e monitorada desde 1990.