Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Semop rebate SSP e diz que governo ʹtenta transferir responsabilidadeʹ da violência

Após críticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) sobre a iluminação da cidade de Salvador, o diretor municipal de Iluminação Pública, Junior Magalhães, rebateu o órgão e disse que o governo quer transferir para o município a responsabilidade da segurança pública na capital baiana. [Leia mais...]

Semop rebate SSP e diz que governo ʹtenta transferir responsabilidadeʹ da violência

Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Por: Matheus Simoni no dia 17 de dezembro de 2017 às 18:31

Após críticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) sobre a iluminação da cidade de Salvador, o diretor municipal de Iluminação Pública, Junior Magalhães, rebateu o órgão e disse que o governo quer transferir para o município a responsabilidade da segurança pública na capital baiana. Para a SSP, a atuação das polícias Militar, Civil e Técnica na realização de patrulhamento ostensivo e preventivo é dificultada pela falta de iluminação em pelo menos oito bairros de Salvador. "Todas as estatísticas revelam que a Bahia é a campeã em número absoluto de homicídios no Brasil e Salvador é uma das cidades mais violentas do país. Este fato lamentável deve-se exclusivamente à incompetência administrativa do governo e não por um eventual poste sem iluminação", disse Magalhães.

Ainda de acordo com o diretor, desde outubro, a Secretaria de Ordem Pública (Semop) tem um assento no Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública da Bahia, inaugurado em julho deste ano, e também no Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador, com o objetivo de monitorar as câmeras e dar suporte à polícia no que tange à iluminação. Para Magalhães, os órgãos têm comunicação direta.

Por meio de nota, o órgão não foi acionado pela SSP para corrigir os problemas da iluminação na cidade. "A Diretoria de Iluminação Pública, embora presente no centro da gestão de segurança pública, em nenhum momento foi acionada ou informada pelo órgão de tais situações e que tem trabalhado intensificamente, com ações específicas, em áreas com mancha criminal, a partir do mapa do crime do Ministério Público da Bahia (MP-BA)", diz o texto.

A pasta destaca a melhoria de 45 mil pontos de iluminação da capital baiana promovida pela gestão municipal, o que equivale a 25% do Parque de Iluminação, que atualmente conta com 173 mil pontos. Mensalmente, a prefeitura recebe em torno de 5.900 solicitações de manutenção de serviços, uma média de 196 por dia, sendo 150 atendidas diariamente. "O fato concreto é que o governo da Bahia perdeu há muito tempo o controle da segurança pública em todas as regiões. Ninguém acredita mais nas desculpas do governo para a onda de violência que tomou conta do nosso Estado", afirma o diretor.