Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Cidade

Falta de iluminação em 8 bairros de Salvador propicia ação de bandidos e dificulta trabalho da polícia, diz SSP

A atuação das polícias Militar, Civil e Técnica na realização de patrulhamento ostensivo e preventivo é dificultada pela falta de iluminação em pelo menos oito bairros de Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Boca do Rio, Imbuí, Costa Azul, Federação, Brotas, Sussuarana, Lobato e Periperi têm pontos de ônibus e ruas parcialmente ou totalmente escuras, o que facilita a ação de criminosos, principalmente em latrocínios, venda de drogas, roubos, estupros e agressões contra mulheres. [Leia mais...]

Falta de iluminação em 8 bairros de Salvador propicia ação de bandidos e dificulta trabalho da polícia, diz SSP

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 16 de dezembro de 2017 às 15:03

A atuação das polícias Militar, Civil e Técnica na realização de patrulhamento ostensivo e preventivo é dificultada pela falta de iluminação em pelo menos oito bairros de Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Boca do Rio, Imbuí, Costa Azul, Federação, Brotas, Sussuarana, Lobato e Periperi têm pontos de ônibus e ruas parcialmente ou totalmente escuras, o que facilita a ação de criminosos, principalmente em latrocínios, venda de drogas, roubos, estupros e agressões contra mulheres.

"Nossa missão é proteger e estamos treinados para isso, porém o visual é importantíssimo para o nosso trabalho. Existem situações de confronto onde as equipes evitam uma atuação mais firme para não por em risco a vida de inocentes", explicou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzeda.

O problema também dificulta a investigação de crimes ocorridos nas localidades. De acordo com o coordenador da Força Tarefa que apura morte de policiais, Odair Carneiro, em alguns casos existem câmeras no local, porém, a precariedade da iluminação prejudica a identificação do rosto do suspeito ou placa do veículo usado. "Locais escuros, em qualquer parte do mundo, são cenários perfeitos para aqueles que saem nas ruas com o intuito de agredir, roubar e matar", disse.

O diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, salientou o recorrente pedido de melhoria das imagens. "As demandas são amenizadas através dos peritos especialistas em vídeo. Precisamos avançar na resolução deste tipo de problema, pois segurança pública é um dever de todos", afirmou.