Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Caos no ferry: filas de mais de quatro horas marcam retorno do feriadão

Cidade

Caos no ferry: filas de mais de quatro horas marcam retorno do feriadão

Não é de hoje que as condições da travessia Salvador – Itaparica maltratam os usuários ferry boat, mas a situação fica ainda mais crítica em períodos festivos e feriados prolongados, como o último fim de semana. [Leia mais...]

Caos no ferry: filas de mais de quatro horas marcam retorno do feriadão

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Luiza Leão no dia 11 de dezembro de 2017 às 15:31

Não é de hoje que as condições da travessia Salvador – Itaparica maltratam os usuários ferry boat, mas a situação fica ainda mais crítica em períodos festivos e feriados prolongados, como o último fim de semana.

O aposentado Raimundo Coelho, que divide o seu tempo entre a capital e Vera Cruz, criticou o transporte marítimo em entrevista ao Metro1, ao citar o tempo de espera enfrentado na manhã desta segunda-feira (11).

\"Eu estou viajando agora porque eu saí do carro, deixei meu filho lá e vim a pé. Cheguei 10h na fila e resolvi vir sozinho às 14h. A demanda está grande. Tem muita gente e não tem ferry. O serviço está horrível. Parece que o governo está fazendo isso de propósito para a vinda da ponte. Está muito difícil, tem muita gente, muitas crianças. Um calor terrível no pátio\", narrou o idoso.

Questionada sobre a espera no terminal de Bom Despacho, a Internacional Travessias, operadora que administra o sistema, afirmou que o tempo é de 3h para usuários em veículos, na tarde desta segunda. Para pedestres, no entanto, o movimento é tranquilo.
Também não há registro de intensidade no Terminal de São Joaquim, no sentido oposto. Seis embarcações realizam o trajeto, com saídas a cada 30 minutos: Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr., Maria Bethânia e Anna Nery.

Mas a saga de Coelho para chegar até Salvador teve início na noite de domingo (10). Segundo o aposentado, que chegou à fila para embarque de veículo às 19h, às 22h30 a movimentação ainda era grande. Para piorar, a Marinha havia suspendido o serviço e os funcionários da concessionária não teriam repassado a informação aos usuários.

\"Eu fui lá conversar com o pessoal porque a fila não estava andando. Quando cheguei lá, o pessoal me informou que a Marinha havia suspendido a travessia. A gente já podia ter saído da fila, ido para casa, mas o funcionário disse que estava resolvendo uns problemas e devolvendo o dinheiro do pessoal e que por isso não avisou. ʹNão tem satisfação nenhuma a dar ao passageiro, né?ʹ Ele ficou todo assim e pediu licença\", relatou.

A suspensão se deveu às más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, em função do mau tempo, o que gerou espera de até cinco horas na volta a Salvador.