Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Mãe Stella diz que não pretende voltar ao Ilê Axé Opô Afonjá: ʹFico longeʹ

Cidade

Mãe Stella diz que não pretende voltar ao Ilê Axé Opô Afonjá: ʹFico longeʹ

Mãe Stella de Oxóssi, a mais importante ialorixá do Brasil, está afastada do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro que comanda em São Gonçalo do Retiro, há mais de 10 dias e afirmou que não pretende voltar. Aos 92 anos, Mãe Stella é líder do terreiro desde 1976, quando substituiu Mãe Ondina de Oxalá. [Leia mais...]

Mãe Stella diz que não pretende voltar ao Ilê Axé Opô Afonjá: ʹFico longeʹ

Foto: Reprodução/ Facebook

Por: Laura Lorenzo no dia 10 de dezembro de 2017 às 12:10

Mãe Stella de Oxóssi, a mais importante ialorixá do Brasil, está afastada do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro que comanda em São Gonçalo do Retiro, há mais de 10 dias e afirmou que não pretende voltar. Aos 92 anos, Mãe Stella é líder do terreiro desde 1976, quando substituiu Mãe Ondina de Oxalá.

Após o conflito entre sua esposa, a psicóloga Graziela Domini, de 55 anos, e a comunidade do Opô Afonjá, a ialorixá, que está morando no município de Nazaré, disse que não quer mais voltar para Salvador. “Estou transtornado com essa situação. Meu sentimento é de pesar, dor e angústia”, afirmou ela em entrevista ao jornal A Tarde.

“Lá é muito tumultuado. Não estou com vontade de voltar mais. Eu saí porque estava muita pressão [estavam] querendo botar filho de santo para fora. Aqui dou uma descansada, fico longe disso”, explicou. Ela ainda questionou a divergência entre a comunidade do Opô Afonjá e Graziela, classificando as acusações feitas pelo grupo como ʹloucuraʹ.

O conflito piorou depois que familiares de Mãe Stella e filhos do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá acusaram Graziela de retirar a sacerdotisa de casa sem dizer para onde a levou. No mês de junho, a família de Mãe Stella solicitou sua interdição junto ao Ministério Público, por motivos parecidos.