Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

No Dia da Consciência Negra, Gil diz que preconceito diminuiu: ʹGraças à luta pela inclusãoʹ

Cidade

No Dia da Consciência Negra, Gil diz que preconceito diminuiu: ʹGraças à luta pela inclusãoʹ

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o cantor baiano Gilberto Gil questionou o racismo e escreveu sobre a a importância do negro no país em uma publicação no seu perfil do Instagram. [Leia mais...]

No Dia da Consciência Negra, Gil diz que preconceito diminuiu: ʹGraças à luta pela inclusãoʹ

Foto: Reprodução

Por: Paloma Morais no dia 20 de novembro de 2017 às 15:43

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o cantor baiano Gilberto Gil questionou o racismo e escreveu sobre a a importância do negro no país em uma publicação no seu perfil do Instagram. Com uma camisa com as escrita ʹnegroʹ, Gil também destacou que atualmente ʹhá até mais cordialidadeʹ em relação aos negros se comparado a outros tempos.

"No Brasil ainda tem preconceito. Ainda tem desigualdade específica dos negros, mas as coisas diminuíram. A possibilidade de inserção aumentou. De certa forma, há até mais cordialidade, compreensão, interracialidade e intersociabilidade na sociedade brasileira do que em outras. Tem um lado que é superação de problemas, e isso inclui resistência política, luta por cidadania, luta por inclusão e auto-reconhecimento. Por outro lado, há uma outra dimensão, que é de integração, comunhão e regozijo por estarmos em processo de reconhecimento profundo da importância do negro na vida brasileira. #DiaDaConsciênciaNegra", escreveu o cantor.

Na publicação, fãs elogiaram a posição do cantor. "Luta com dignidade... talento, voz e musicalidade indescritíveis... lindo!", disse um. "Amo vc por tudo, mas principalmente, por essa sua calmaria que nos transmite muita paz e essa sua humildade, que nos mostra onde está a grandeza do ser humano. Aquele abraço!!", escreveu outro.

Confira: