Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Operação Águas Limpas: PF cumpre mandado na sede da Embasa em Salvador

Cidade

Operação Águas Limpas: PF cumpre mandado na sede da Embasa em Salvador

A sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia, é alvo da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (14). Agentes cumprem mandados no local desde às 9h50. [Leia mais...]

Operação Águas Limpas: PF cumpre mandado na sede da Embasa em Salvador

Foto: Leitor Metro1

Por: Matheus Morais no dia 14 de novembro de 2017 às 10:52

Atualizado: no dia 14 de novembro de 2017 às 11:11

A sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia, é alvo da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (14). Em nota enviada à imprensa, a PF afirmou que a ação faz parte da Operação Águas Limpas, que cumpre ainda outra ordem judicial em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, visando apreender documentos relativos à apuração de crime ambiental na capital baiana.

Segundo as investigações, foi constatado o lançamento de esgoto sanitário, por meio de um emissário submarino, sem o cumprimento das etapas necessárias para minimizar o impacto ambiental de dejetos no oceano. Ainda de acordo com a nota, uma perícia realizada na empresa de saneamento identificou que a bomba responsável por fazer o escoamento estava inoperante, o que lançava o esgoto sem o devido tratamento nas águas da Baía de Todos-os-Santos.

De acordo com a força-tarefa da PF, a companhia de descumprir o pedido de solicitação de documentos, sob a alegação de “não ser obrigada a produzir prova contra si mesma”. “Em razão da negativa, foram solicitados e deferidos pela 17ª Vara Federal os mandados de busca, que estão sendo cumpridos tanto na empresa de saneamento quanto nas empresas supostamente responsáveis pela manutenção da bomba”, ressalta a PF.