Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Governo contrata empresa para retirar algas que causam mau cheiro no Dique

Cidade

Governo contrata empresa para retirar algas que causam mau cheiro no Dique

Após várias queixas de ouvintes da Rádio Metrópole sobre mau cheiro e coloração estranha das águas do Dique do Tororó, o governo do estado informou, nesta sexta-feira (20), que foi contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), uma empresa terceirizada para a retirada de algas do local. [Leia mais...]

Governo contrata empresa para retirar algas que causam mau cheiro no Dique

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 20 de outubro de 2017 às 15:43

Após várias queixas de ouvintes da Rádio Metrópole sobre mau cheiro e coloração estranha das águas do Dique do Tororó, o governo do estado informou, nesta sexta-feira (20), que foi contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), uma empresa terceirizada para a retirada de algas do local. O serviço, que conforme a gestão estadual, tem como objetivo "melhorar a qualidade do espelho d’água”, teve início na noite desta quinta (19) e seguirá nesta noite.

“Com a proximidade do verão e o consequente aumento da temperatura a reprodução dessas algas é intensificada, ocasionando, em última instância, mau cheiro”, explicou o governo por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

O problema já estava se prolongando há dias sem o consenso sobre a responsabilidade. Além de incomodar os moradores do local, e atrapalhar o comércio local, o mau cheiro estava impedindo que entidades religiosas fizessem ritos no Dique. 

Procurado pelo Metro1, na última quinta (19), o Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) afirmou que a causa do problema é o excesso de algas, "que por sua vez, em processo de decomposição, geram mau cheiro". O órgão, porém, se eximiu e informou que não compete a ele “a responsabilidade sobre o espelho d’água do Dique do Tororó”, apesar da qualidade das águas do dique serem avaliadas pelo Inema  anualmente.

Já a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também declarou que o problema não é de sua responsabilidade e que foi há 15 anos foi retirado todos os lançamentos de esgoto doméstico no local.