Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Pescadores do Subúrbio Ferroviário têm aulas gratuitas de navegação

Cidade

Pescadores do Subúrbio Ferroviário têm aulas gratuitas de navegação

Pescadores da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador estão sendo capacitados para realizarem embarcações de navegações seguras. As aulas de habilitação naval iniciaram nesta segunda-feira (16) para 35 pescadores dos bairros do Lobato, São João do Cabrito e Plataforma e seguem até o próximo dia 26, na Cooperativa de Pescadores da Bahia de Todos os Santos, em São João do Cabrito.[Leia mais...]

Pescadores do Subúrbio Ferroviário têm aulas gratuitas de navegação

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 16 de outubro de 2017 às 18:03

Pescadores da região do Súburbio Ferroviário de Salvador estão sendo capacitados para realizarem embarcações de navegações seguras. As aulas de habilitação naval iniciaram nesta segunda-feira (16) para 35 pescadores dos bairros do Lobato, São João do Cabrito e Plataforma e seguem até o próximo dia 26, na Cooperativa de Pescadores da Bahia de Todos os Santos, em São João do Cabrito.

Com carga horária de 80 horas, o curso consiste em temas como segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo. A iniciação é uma parceria entre a Marinha e a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri). No final, os pescadore receberão um certificado e a habilitação para navegar.

De acordo com o encarregado da Divisão de Ensino da Capitania dos Portos, José Aderaldo, a ação é de grande importância, uma vez que os pescadores trabalham muitas vezes de forma informal. “O pescador fica aqui na área trabalhando para sua subsistência ou para vender o pescado, mas de maneira informal, à margem da lei. Quando a Marinha e a Bahia Pesca ministram cursos para este pessoal, a gente vê um ganho. A felicidade deles é imensa. Eles contribuem com mares e rios mais limpos e seguros. Além disso, sem a habilitação, eles estão sujeitos a multas e a terem o barco apreendido”, afirma.