Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 21 de março de 2024

Cidade

Fragata “União” chega a Salvador após missão no Líbano

A Fragata “União” (F45) atracará no Porto de Salvador, na próxima sexta-feira (13), às 13h45, após cumprir seis meses de missão no litoral do Líbano, e estará aberta à visitação pública nos dias 14 e 15 (sábado e domingo), das 14h às 17h. [Leia mais....]

Fragata “União” chega a Salvador após missão no Líbano

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 11 de outubro de 2017 às 19:10

A Fragata “União” (F45) atracará no Porto de Salvador, na próxima sexta-feira (13), às 13h45, após cumprir seis meses de missão no litoral do Líbano, e estará aberta à visitação pública nos dias 14 e 15 (sábado e domingo), das 14h às 17h. Segundo a Marinha do Brasil, a capital baiana é o primeiro porto brasileiro na viagem de volta da fragata. A embarcação esteve entre março e setembro de 2017 como navio capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (United Nations Interim Force in Lebanon – UNIFIL).

No Líbano, a “União” atuou em operações de interdição marítima, com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais, drogas e contrabando naquele país. As Forças Armadas também atuaram no treinamento da Marinha libanesa, de modo que, no futuro, a mesma possa conduzir suas atribuições de forma autônoma.

Criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, a FTM-UNIFIL tem a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz da ONU. Desde fevereiro de 2011, a Marinha do Brasil comanda a FTM-UNIFIL que possui um Estado-Maior multinacional e sete navios, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.