Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Governo da Bahia entrega moradias a 136 famílias de São Bartolomeu, no Subúrbio de Salvador

O governador Rui Costa entregou na manhã deste domingo (24) o novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu destinado a cento e trinta e seis famílias que viviam em situação de risco na comunidade que fica próxima a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.[Leia mais...]

Governo da Bahia entrega moradias a 136 famílias de São Bartolomeu, no Subúrbio de Salvador

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 24 de setembro de 2017 às 12:05

Atualizado: no dia 24 de setembro de 2017 às 12:11

O governador Rui Costa entregou na manhã deste domingo (24) o novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu destinado a cento e trinta e seis famílias que viviam em situação de risco na comunidade que fica próxima a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O investimento foi de R$ 16,5 milhões, provindos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). As obras de pavimentação compõem a última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país.

As famílias do local moravam em palafitas antes montadas no espaço. De acordo com o governo do estado, ruas foram pavimentadas e o sistema de drenagem instalado para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas. Além disso, a região agora conta com infraestrutura urbana, incluindo iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica. Os apartamentos contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

"Aqui era uma área sub-habitacional. As pessoas moravam em lugares que alagavam e com esgoto, em condições precárias. Hoje é uma área totalmente urbanizada, com habitações novas, creches e centros esportivos construídos pelo Governo do Estado . É a valorização de um dos maiores e mais bonitos parques de Salvador", comemorou Rui. Na entrega, a nova secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou que a comunidade não foi beneficiada apenas com moradia, mas com toda uma estrutura montada pela gestão estadual. "O Governo do Estado transforma essa região de São Bartolomeu, mas acima de tudo transforma a vida dessas pessoas", disse.