Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Complexo Penitenciário da Mata Escura é vistoriado pela presidente do CNJ, Cármen Lúcia

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, realizou uma inspeção no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na última sexta-feira (18). A visita aconteceu após a ministra participar da abertura da XI Jornada Maria da Penha, realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). [Leia mais...]

Complexo Penitenciário da Mata Escura é vistoriado pela presidente do CNJ, Cármen Lúcia

Foto: Ney Pinto/ASCOM-TJBA

Por: Paloma Morais no dia 21 de agosto de 2017 às 15:35

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, realizou uma inspeção no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na última sexta-feira (18). A visita aconteceu após a ministra participar da abertura da XI Jornada Maria da Penha, realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Inicialmente, Cármen Lúcia acompanhou uma apresentação teatral feita por detentos e conversou com eles, na Penitenciária Lemos Brito, que abriga 1.523 presidiários. Depois, ela visitou o Conjunto Penal Feminino para averiguar o local que é ocupado por 124 mulheres e que é projetado para atender até 154 detentas.

O sistema carcerário do estado tem 13.395 detentos. Desse número, 7.975 são presos provisórios, o que equivale a 59,54%, número considerado superior à média nacional, que é de 34%, de acordo com dados do Levantamento dos Presos Provisórios do País e Plano de Ação dos Tribunais, divulgado pelo CNJ em fevereiro deste ano.