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Terça-feira, 26 de março de 2024

Cidade

Usuários e MP criticam precariedade de ferries administrados pela Internacional Travessias

Em março de 2013, o usuário do sistema ferryboat teve esperança de que o serviço ia melhorar. Na época, após a saída da TWB, a Internacional Travessias assumiu um contrato emergencial para administrar o sistema. Seis meses depois, a empresa maranhense foi a única interessada em assumir a travessia Salvador-Itaparica e levou a concessão, com duração de 25 anos [Leia mais...]

Usuários e MP criticam precariedade de ferries administrados pela Internacional Travessias

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 17 de agosto de 2017 às 08:21

Em março de 2013, o usuário do sistema ferryboat teve esperança de que o serviço ia melhorar. Na época, após a saída da TWB, a Internacional Travessias assumiu um contrato emergencial para administrar o sistema. Seis meses depois, a empresa maranhense foi a única interessada em assumir a travessia Salvador-Itaparica e levou a concessão, com duração de 25 anos.

Só que, mais de quatro anos depois — e com tarifas mais caras —, as reclamações continuam frequentes. Afinal, muitos dos problemas continuam os mesmos: embarcações com problemas, falta de estrutura e filas. E isso recai, agora, sobre a administração da Internacional. Enquanto o usuário vê pouca ou nenhuma mudança no serviço, a empresa diz que investiu mais de R$ 21 milhões na manutenção do sistema.

Quem usa não aprova
Responder o questionamento da reportagem sobre melhorias no sistema foi fácil para a diretora do SindiLojas da Ilha de Itaparica, Lenise Ferreira. “Não melhorou em absolutamente nada”, falou, sem hesitar. Segundo Lenise, revoltados, os moradores procuraram o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para pedir soluções, “cobrar celeridade e providências”. “O serviço continua atrasando, as embarcações estão em péssimo estado. Outra das nossas denúncias é em relação às rampas de acesso dos pedestres e de atracação”, afirma a empresária.

Até buraco no piso do banheiro tem
Desde o final de julho, motoristas e pedestres pagam até 7,14% a mais na tarifa. Para os pedestres que gastavam R$ 4,80 durante a semana, e R$ 6,40 no fim de semana e feriado, os novos valores foram para R$ 5 e R$ 6,70, respectivamente. Já para os veículos que, durante os dias úteis, pagavam R$ 42 e, nos feriados e fim de semana, R$ 58, o novo preço é de R$ 45 e R$ 63.

Mas o motorista que paga mais caro não vê a verba sendo aplicada em melhorias. “É tudo precário. O sanitário feminino do ferry Ivete Sangalo tem um buraco no piso. O ferrugem comeu a tal ponto que dá pra ver lá embaixo. Mandei as fotos para o Ministério Público”, afirma Lenise.

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Uma rampa para quatro
A Internacional foi notificada pelo Procon, após o ferry Rio Paraguaçu ficar à deriva nos dias 7 e 10 de agosto. “É imprescindível que se mantenha um padrão de manutenção adequada”, disse o coordenador de fiscalização do Procon, Alexandre Márcio Santos. Apesar dos problemas, de acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o ferry Paraguaçu não foi retirado para reparos. “A Internacional apresentou um relatório feito pela fabricante do motor. O que houve foi um problema pequeno, no separador de água para o diesel”, defendeu o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa.

MP: “Serviço é prestado de forma deficitária”
As rampas do sistema também têm dado defeito. Segundo Pessôa, a Agerba vai tomar providências. “A que deu problema foi construída por último, mais trabalhada, e atende aos quatro barcos mais novos. O governo está em fase de estudo para licitação, para na rampa 2 pararem barcos novos e antigos”, disse.
De acordo com a promotora do MP-BA Rita Tourinho, o órgão tem acompanhado a Internacional. “O TCE vem fazendo auditoria nos contratos, para evitar um colapso financeiro”, explicou.
Segundo a promotora, o MP continua recebendo reclamações sobre o serviço, “prestado de forma deficitária”. “Sobre as rampas, o Estado permitiu uma reforma de R$ 5 milhões, e tomamos conhecimento de que há problema novamente. O reajuste da tarifa é normal, mas o que justifica?”, critica.

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Internacional responde
À Metrópole, a Internacional Travessias afirmou que investiu mais de R$ 21 milhões na manutenção dos ferries Agenor Gordilho, Pinheiro, Anna Nery, Juracy Magalhães Jr., Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia.

Segundo a empresa, a embarcação Dorival Caymmi está em fase final de reparos. “Em setembro (após o feriado do dia 7), a Internacional Travessias dará início às docagens [processos de investigação e manutenção do casco] das embarcações Ivete Sangalo e Maria Bethânia”, declarou a empresa, por meio de nota.