Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Atotô! Dia de São Roque é celebrado nesta quarta-feira

Cidade

Atotô! Dia de São Roque é celebrado nesta quarta-feira

O dia de São Roque, padroeiro dos enfermos, é celebrado com missas, procissão e caminhada nesta quarta-feira (16). A festa reúne católicos e o povo de santo, já que de acordo com o sincretismo religioso, São Roque representa o orixá Omolu, na religião afro-brasileira.[Leia mais...]

Atotô! Dia de São Roque é celebrado nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Por: Cristiele França no dia 16 de agosto de 2017 às 08:48

Atualizado: no dia 16 de agosto de 2017 às 08:49

O dia de São Roque, padroeiro dos enfermos, é celebrado com missas, procissão e caminhada nesta quarta-feira (16). A festa reúne católicos e o povo de santo, já que de acordo com o sincretismo religioso, São Roque representa o orixá Obaluaê, na religião afro-brasileira. 

Os festejos ocorrem desde o início da manhã na igreja de São Lázaro e São Roque, na Rua 11 de agosto, no bairro da Federação. Às 7h, houve missas pelos trabalhadores e às 10h haverá pela saúde, com a bênção para os cães.

Às 15h, haverá a recitação do Terço da Misericórdia, e, às 18h, ocorrerá a procissão pelas principais ruas do bairro. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, às 19h30.

Com a realização dos festejos, haverá interdição progressiva do trânsito, a partir das 15h, nas seguintes vias do bairro da Federação: Largo de São Lázaro (saída da Igreja de São Lázaro), Rua Professor Aristides Novis, Rua Caetano Moura, Largo do Campo Santo, Rua Caetano Moura, Rua Severo Pessoa, Rua Professor Aristides Novis, Largo de São Lázaro (chegada na Igreja de São Lázaro). O acesso para moradores será permitido  mediante comprovação de endereço através de documento do veículo e/ou contas de telefone, água, energia elétrica.

Caminhada Azoany -  Também acontece nesta quarta- feira (16), a Caminhada Azoany. Esta tem início às 9h, com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e depois segue pelas ruas do Pelourinho em direção a Igreja de São Lázaro e São Roque. Esta caminhada,promovida pelo Instituto Sócio Cultural Todo Menino é um Rei, acontece há 20 anos e visa promover a convivência pacífica entre as diversas religiões.

Os participantes da caminhada sairão da Rua das Laranjeiras, com concentração no Negro’s Bar, passando pelo Largo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Rua Chile, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Av. Sete de Setembro, Largo do Campo Grande, Av. Araújo Pinho, Rua Doutor Augusto Viana / Reitoria da UFBA, Rua Padre Feijó, Ladeira do Campo Santo, Largo do Campo Santo, Rua Caetano Moura e Rua Professor Aristides Novis, com chegada à Igreja de São Lázaro.