Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Lei Seca: mais de 2,8 mil motoristas foram autuados neste ano por dirigirem alcoolizados em Salvador

Cidade

Lei Seca: mais de 2,8 mil motoristas foram autuados neste ano por dirigirem alcoolizados em Salvador

Mais de 2,8 mil motoristas foram autuados desde o início deste ano por dirigirem após consumo de bebida alcoólica em Salvador. [Leia mais...]

Lei Seca: mais de 2,8 mil motoristas foram autuados neste ano por dirigirem alcoolizados em Salvador

Foto: Divulgação/ Transalvador

Por: Paloma Morais no dia 21 de julho de 2017 às 14:59

Mais de 2,8 mil motoristas foram autuados desde o início deste ano por dirigirem após consumo de bebida alcoólica em Salvador. De acordo com a Transalvador, 22.124 condutores foram abordados nas blitzes diárias da Lei Seca, e 19 pessoas foram encaminhadas à delegacia por crime de trânsito por ultrapassarem o teor alcoólico de 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, mais de 840 veículos foram removidos para o pátio e 2.634 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram retidas.

Para o superintendente de trânsito Fabrízzio Muller, esse resultado traz vias mais seguras para a cidade. Segundo dados apresentados pelo órgão, em cinco anos o número de acidentes com vítimas teve uma redução de 36% e o número de mortes no trânsito teve queda de 45%. 


“A Lei Seca é uma das principais ferramentas que temos para a redução dos acidentes, sobretudo daqueles com maior gravidade. Desde 2013, as blitzes passaram a ser diárias. É um processo educativo. Ainda há o desrespeito, mas hoje é possível notar uma mudança comportamental na utilização, por exemplo, de táxis e veículos alternativos por quem sai à noite e faz uso de bebida alcoólica”, disse Muller.

Penalidades

Os motoristas com qualquer concentração de álcool no sangue estão sujeitos a sofrerem penalidades administrativas ou criminais. Mesmo que o condutor se recuse a realizar o teste do bafômetro, ele é notificado por infração gravíssima e deve pagar R$ 2.934,70. Além de receber suspensão do direito de dirigir durante 12 meses.

Quando os motoristas são flagrados com quantidade de álcool superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, a infração é considerada crime. A pena é detenção que pode variar de seis meses a três anos, além de multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH ou proibição do direito de dirigir.