Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Festejos de Dois de Julho têm como tema \'Salvador - Marco da Independência\'

Cidade

Festejos de Dois de Julho têm como tema \'Salvador - Marco da Independência\'

Os festejos de celebração da Independência da Bahia, no dia dois de julho, terão como tema 'Salvador - Marco da Independência', ressaltando o papel da Bahia na luta pela libertação do domínio dos portugueses. [Leia mais...]

Festejos de Dois de Julho têm como tema \'Salvador - Marco da Independência\'

Foto: Tatiana Azeviche / Setur BA

Por: Paloma Morais no dia 27 de junho de 2017 às 18:15

Os festejos de celebração da Independência da Bahia, no dia dois de julho, terão como tema 'Salvador - Marco da Independência', ressaltando o papel da Bahia na luta pela libertação do domínio dos portugueses.

A programação dos festejos tem início na sexta-feira (30), com a saída do fogo simbólico da cidade de Cachoeira em direção ao bairro de Pirajá, em Salvador. No sábado (1º), os atos comemorativos começam às 9h, com a celebração religiosa do Te Deum, hino tradicional da liturgia católica de ação de graças. Às 16h o fogo simbólico chega ao bairro de Pirajá. No mesmo horário, a Pira, no Largo de Pirajá é acesa e as bandeiras são hasteadas por autoridades e flores são colocadas no túmulo do General Labatut.

Já no dia 2 de julho, uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abre a programação da data comemorativa. Às 9h, as bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) são hasteadas com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Em seguida, os carros do Caboclo e da Cabocla são entregues pelo presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, para tradicional desfile pelas ruas do bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e Avenida Sete de Setembro em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande). O cortejo cívico sai da Lapinha às 9h30 e contará com 555 alunos de seis fanfarras pertencentes a unidades de ensino da rede.

A comemoração finaliza às 17h, no Campo Grande, em ato simbólico de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, colocação de coroas de flores no monumento ao 2 de julho por autoridades e acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo atleta cabo da Polícia Militar da Bahia, José Francisco Rodrigues.