Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Fábio Mota critica licitação de linhas que será lançada pelo governo: \'Um erro\'

O secretário de Mobilidade da Prefeitura de Salvador, Fábio Mota, defendeu o consenso entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado no que diz respeito à integração entre os ônibus e o metrô da cidade. Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (27), Mota também criticou a licitação das linhas alimentadoras do metrô que será lançada pelo governador Rui Costa. [Leia mais...]

Fábio Mota critica licitação de linhas que será lançada pelo governo: \'Um erro\'

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Matheus Morais no dia 27 de junho de 2017 às 10:30

Atualizado: no dia 27 de junho de 2017 às 10:33

O secretário de Mobilidade da Prefeitura de Salvador, Fábio Mota, defendeu o consenso entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado no que diz respeito à integração entre os ônibus e o metrô da cidade. Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (27), Mota respondeu ao chefe da Casa Civil do estado, Bruno Dauster, e criticou a licitação das linhas alimentadoras do metrô que será lançada pelo governador Rui Costa.

'Nós hoje temos 234 linhas integradas, nós integramos linhas, não integramos pessoas. Não vamos obrigar que as pessoas desçam dos ônibus e se integrem ao metrô. Descer do ônibus e pagar o metrô ou não é uma opção do usuário, ele que vai escolher. Mas as linhas estão integradas. O que ocorre hoje, e que o secretário Bruno Dauster tem dito, é que vai fazer a licitação de linhas de ônibus dentro da cidade de Salvador. Nós entendemos que isso é um erro, não um erro da prefeitura e do governo, mas um erro para a população de Salvador, que pega o metrô e ônibus por uma única tarifa, R$ 3,60. Se acontecer essa licitação e o governo passar a explorar cinco quilômetros dentro de Salvador, o usuário vai ter que descer nos cinco quilômetros e pagar outro ônibus. Vai onerar o bolso do povo de Salvador', ressaltou.

Leia mais:
>>  Prefeitura escolheu a dedo linhas de ônibus com poucos passageiros para integrar ao metrô, diz Dauster

>> Integração: governo cita “erros grosseiros” da prefeitura e questiona investimento: “Cadê o resto?”

Na oportunidade, o secretário municipal afirmou ainda que a Prefeitura é favorável ao metrô de Salvador. 'Senão, o prefeito ACM Neto não teria passado o metrô para o governo. E, muito mais que o metrô, os ativos, o patrimônio da companhia, dão mais de R$ 2,5 bilhões. E os terrenos da Paralela por onde o metrô passa? Eram do município. Estamos abertos e continuamos abertos, temos uma reunião dia 11 e esperamos concretizar esse acordo. Temos 50% do sistema integrado, dos 85 mil pessoas que foram transportados, mais de 50 mil foram de origem dos ônibus. O município de Salvador não bota um centavo de recursos no transporte público da cidade', completou.

Mota ainda disse que não procede a informação de Dauster de que a integração existente atende apenas a 6% dos passageiros de Salvador. 'Não é verdade. Ele está equivocado. Tenho todos os relatórios, posso provar. No último mês, de 85 mil pasageiros transportados, 50 mil teve origem nos ônibus. O total de linhas integradas corresponde a 500 mil pessoas que andam nestas linhas', disse o secretário de Mobilidade.