Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto de revitalização da Orla de Lauro de Freitas empolga, mas \'fantasma\' de Salvador preocupa

Cidade

Projeto de revitalização da Orla de Lauro de Freitas empolga, mas \'fantasma\' de Salvador preocupa

A comodidade das grandes barracas de praia de Lauro de Freitas, que oferecem até espaços para shows, está com os dias contados. O projeto de revitalização, apresentado pela Prefeitura após a Justiça determinar a demolição de 58 estruturas que estavam na faixa de areia, prevê a padronização dos equipamentos. [Leia mais...]

Projeto de revitalização da Orla de Lauro de Freitas empolga, mas \'fantasma\' de Salvador preocupa

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 24 de maio de 2017 às 20:31

A comodidade das grandes barracas de praia de Lauro de Freitas, que oferecem até espaços para shows, está com os dias contados. O projeto de revitalização, apresentado pela Prefeitura após a Justiça determinar a demolição de 58 estruturas que estavam na faixa de areia, prevê a padronização dos equipamentos.

O projeto prevê, no primeiro momento, a construção de 11 barracas em Ipitanga e uma pista de ciclismo de 60 km. Numa segunda etapa, segundo a prefeita Moema Gramacho (PT), serão construídas oito barracas em Vilas do Atlântico e mais 39 em Buraquinho. “Apresentamos o projeto executivo para a orla de Ipitanga, para que houvesse apreciação. Sendo aprovado, a gente vai replicá-lo para Buraquinho, só fazendo a adequação. Em Vilas, temos uma outra conformação, mas aproveitaríamos o projeto arquitetônico numa proposta menor, porque Vilas tem menos barracas”, explicou a prefeita.

Passado de problemas

Salvador viveu anos de agonia por causa de um projeto semelhante. Na administração de João Henrique Carneiro, o que seria a revitalização das barracas esbarrou em uma longa batalha judicial, que culminou na derrubada dos antigos quiosques e em mais de cinco anos sem qualquer instalação nas areias da capital baiana. Desde então, ir à praia nunca mais foi a mesma coisa em Salvador. Lauro de Freitas vai correr este risco?

Projeto prevê derrubada só depois das novas barracas prontas

A prefeita Moema Gramacho afirmou que tenta não cometer os mesmos erros de Salvador na revitalização das barracas de praia. “Apresentamos o projeto, e o juiz designou uma comissão de peritos para apreciar. Se esse parecer for favorável, nós podemos licitar já a partir do momento que ele disser que aprovou. A minha proposta é primeiro fazer, para depois demolir, porque, senão, acontece como Salvador: derrubou e ficou todo mundo a ver navios”, disse.

Segundo a prefeita, os equipamentos vão ficar fora da areia, “respeitando a linha de maré”.

Mudanças têm aval dos grandes barraqueiros

Vitor Lemos é presidente da Associação dos Barraqueiros de Vilas do Atlântico e comanda a barraca Araruama, uma das maiores da região, com cerca de 140m². De acordo com ele, os proprietários dos grandes equipamentos aprovam o projeto, mesmo que tenham que mudar de local e trabalhar em uma barraca bem menor.

“O espaço a gente consegue adaptar com equipamentos mais modernos. Você consegue ter um espaço menor sem perder a qualidade. Nós queremos continuar na área trabalhando, mantendo nossos funcionários”, disse.

Moradores cobram melhoria sanitária

Os moradores de Lauro de Freitas, por sua vez, cobram uma solução para a falta de esgotamento adequado na orla. “Lauro de Freitas tem um grande problema, que é a falta de saneamento básico. Como você quer desenvolver uma infraestrutura de turismo se você não tem esgoto?”, questionou Márcio Costa, coordenador-geral da Sociedade Amigos do Loteamento de Vilas do Atlântico.

“Turista grande não vem”

Barraqueiro há 27 anos na praia de Ipitanga, Nivaldo Alves torce para que o projeto traga turistas a Lauro. “Acho que vai ser bom para a gente. Só de pensar em conseguir um quiosque... Se dependesse de turistas, passaríamos dificuldade. O turista grande não vem aqui. Com uma coisa melhor, tenho certeza que melhora”, afirmou.

O projeto da orla de Ipitanga tem três módulos, cada um com dez barracas. “Tem ainda área de esporte com quadras, parque infantil, ciclovias, área de convivência e os banheiros atrás dos módulos, com esgotamento adequado”, explica Moema.