Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Falhas geológicas ou meteoro podem ter causado tremor, diz especialista

Cidade

Falhas geológicas ou meteoro podem ter causado tremor, diz especialista

Os moradores de Salvador, Ilha de Itaparica e outros locais da Região Metropolitana relataram tremores e um estrondo na manhã do último domingo (26), por volta das 7h. De acordo com a avaliação do geólogo Carlos Uchoa, as anomalias podem ter sido causadas por reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos ou pela queda de um meteoro. [Leia mais...]

Falhas geológicas ou meteoro podem ter causado tremor, diz especialista

Foto: Manu Dias / GOVBA

Por: Laura Lorenzo no dia 27 de março de 2017 às 14:42

Os moradores de Salvador, Ilha de Itaparica e outros locais da Região Metropolitana relataram tremores e um estrondo na manhã do último domingo (26), por volta das 7h. De acordo com a  avaliação do geólogo Carlos Uchoa, que falou ao G1, as anomalias podem ter sido causadas por reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos ou pela queda de um meteoro.

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Unb) não registrou eventos sísmicos na capital baiana ou área próxima que pudesse justificar os tremores ou o barulho, e descartou a hipótese. 

Uchoa explicou ainda que uma falha geológica é o rompimento da rocha com movimentos de blocos e pode acontecer na terra ou na superfície marinha, como existe entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. De acordo com ele, o tremor pode não ter sido registrado por estações sismológicas porque deve ter tido baixa magnitude.

Ainda de acordo com o especialista, a população não precisa se preocupar, uma vez que esse tipo de tremor é comum. "São vários [sismos] desde a década de 80 para cá, sentidos por sismógrafos. Não tenham medo, porque no máximo vai tremer as paredes. Existem várias falhas geológicas próximas à Baía de Todos-os-Santos e essas falhas de vez em quando reativam. Essa reativação que vai ocasionar tremor de terra", disse.