Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Obras do metrô são vistoriadas para averiguar compensações ambientais

As obras da linha 2 do Metrô foram vistoriadas na manhã desta segunda-feira (20), por técnicos da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). O objetivo da visita ao trecho em frente à estação do Imbuí foi averiguar se as compensações ambientais exigidas pela Prefeitura para liberação do alvará de construção da linha estão sendo cumpridas pela CCR Metrô Bahia, empresa responsável pela obra. [Leia mais...]

Obras do metrô são vistoriadas para averiguar compensações ambientais

Foto: Marcelo Gandra/Divulgação

Por: Luiza Leão no dia 20 de março de 2017 às 16:45

As obras da linha 2 do Metrô foram vistoriadas na manhã desta segunda-feira (20), por técnicos da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). O objetivo da visita ao trecho em frente à estação do Imbuí foi averiguar se as compensações ambientais exigidas pela Prefeitura para liberação do alvará de construção da linha estão sendo cumpridas pela CCR Metrô Bahia, empresa responsável pela obra.

A compensação ambiental exigida pela Prefeitura, foi o plantio de cinco árvores para cada uma que tenha sido derrubada para construção das linhas férreas e estações do trecho 2 do metrô. Durante a vistoria, 183 espécies plantadas foram identificadas. Dessas, estavam espécies nativas da Mata Atlântica e palmeiras. O acordo estabelece ainda o plantio de mudas com o DAP (diâmetro à altura do peito) de 8 cm e porte acima de 2,5 metros. Paisagismo em todo o novo trecho também foi exigido.

Segundo o diretor de Parques, Áreas Verdes, Jardins e Horto do município, Uelber Reis, 300 árvores de espécies preservadas do local, como pau-brasil e Jacarandá, foram removidas do trecho e transplantadas para outros pontos da cidade, conforme acordado.

Entretanto, durante a visita técnicos identificaram a falta de irrigação automatizada no local. Isso permitirá o uso racional da água e melhoria da qualidade de vida da vegetação.