Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Radar da Av. Paralela não multa por mudar de faixa sem dar sinal; entenda

Cidade

Radar da Av. Paralela não multa por mudar de faixa sem dar sinal; entenda

Desde o início do mês, um vídeo de um suposto sistema de monitoramento tem chamado a atenção nas redes sociais. Isso porque a postagem alerta motoristas sobre a fiscalização do trânsito, por meio de radares em Salvador. O texto, acompanhado das imagens de câmeras de trânsito, diz que os radares instalados na Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, vão aplicar multas caso flagrem os condutores mudando de faixa sem antes sinalizar, por exemplo. [Leia mais...]

Radar da Av. Paralela não multa por mudar de faixa sem dar sinal; entenda

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 27 de julho de 2016 às 12:39

Desde o início do mês, um vídeo de um suposto sistema de monitoramento tem chamado a atenção nas redes sociais. Isso porque a postagem alerta motoristas sobre a fiscalização do trânsito, por meio de radares em Salvador. O texto, acompanhado das imagens de câmeras de trânsito, diz que os radares instalados na Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, vão aplicar multas caso flagrem os condutores mudando de faixa sem antes sinalizar, por exemplo.

"Vão flagrar qualquer tipo de infração de trânsito, incluindo a falta de cinto de segurança e uso de celular, com capacidade de ampliá-la em 32 vezes. Além de indicar o local e o cenário da infração, é possível fotografar com total nitidez a placa do veículo", diz o texto. Em contato com o Metro1, no início da tarde desta quarta-feira (27), o superintendente de Trânsito de Salvador, Fabrizzio Muller, afirmou que a informação é falsa. "Eu vi essa postagem. De fato, é uma infração de trânsito [mudar de faixa sem sinalização], mas o equipamento não vai fazer esse tipo de fiscalização. O radar não", disse.

Muller explicou que esse tipo de flagrante pode ser feito pelos agentes de trânsito que, por meio de câmeras de monitoramento, podem autuar o motorista. "[Essa função é atribuída aos] agentes de trânsito ou em locais com câmeras de videomonitoramento que estejam sinalizados nesse sentido, como, por exemplo, na Avenida Joana Angélica e na Avenida Sete, por trás da câmera existe um agente de trânsito monitorando", afirmou.

Também em contato com o Metro1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também negou a informação, mas lembrou que há uma resolução que permite a fiscalização por meio de câmeras. "[Na BR-324] todos os radares que temos são de velocidade. Agora, existe uma resolução de que qualquer infração de trânsito pode ser feito por câmera. Essas que temos acesso podem registrar multa de mudar de faixa sem sinalizar, multa de acostamento [através das informações repassadas para a PRF]", disse.