Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Deslizamento de terra volta a assustar moradores do Barro Branco

Ao Metro1, os moradores contaram que muitas famílias deixaram suas casas com medo de um novo deslizamento, já que a água que desceu da encosta chegou a invadir as casas que ficam na parte de baixo da região. As pessoas que passaram a madrugada fora retornam para o bairro nesta manhã. [Leia mais...]

Deslizamento de terra volta a assustar moradores do Barro Branco

Foto: Gabriel Nascimento / Metropress

Por: Camila Tíssia e Gabriel Nascimento no dia 04 de maio de 2016 às 08:17

Quem mora na comunidade do Barro Branco, localizada na região da Avenida San Martin, e viu de perto 11 pessoas morrerem após deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis, em abril de 2015, convive com o constante temor que a tragédia se repita. Os moradores tiveram um grande susto após a forte chuva que atingiu Salvador, na última terça-feira (3) e madrugada desta quarta-feira (4), que causou um novo deslizamento de terra e deixou o local tomado por lama.

Ao Metro1, os moradores contaram que muitas famílias deixaram suas casas com medo de um novo deslizamento, já que a água que desceu da encosta chegou a invadir as casas que ficam na parte de baixo da região. As pessoas que passaram a madrugada fora retornam para o bairro nesta manhã.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Codesal e da Limpurb trabalham na região para retirar parte do barro que ficou espalhado e uma lona chegou a ser colocada, pela Prefeitura de Salvador, para a conteção de encosta. Nos últimos meses, prefeitura e governo afirmaram que se dedicaram nas obras de contenção de encostas e medidas experimentais para o período de chuvas em 2016. 

Em outubro de 2015, a gestão municipal anunciou a obra para contenção da encosta e urbanização do Barro Branco. A intervenção tem um investimento de R$7,7 milhões e é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). O prazo de conclusão previsto é para outubro de 2016. Já o Governo do Estado, tem um investimento previsto de R$ 236 milhões para a recuperação de 109 áreas de risco Salvador e em Candeias. 

Leia mais:

Barro Branco e Marotinho: tragédias provocadas por temporal completam 1 ano

Triste sina: Barro Branco sofreu deslizamento e tragédia semelhante 19 anos atrás