Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Lactantes sem comorbidades pedem inclusão em grupos prioritários da vacinação contra Covid

Cidade

Lactantes sem comorbidades pedem inclusão em grupos prioritários da vacinação contra Covid

Grupo de Salvador divulgou carta aberta pedindo a revisão da estratégia atual, que prevê apenas a imunização de lactantes com comorbidades

Lactantes sem comorbidades pedem inclusão em grupos prioritários da vacinação contra Covid

Foto: Valter Pontes/Secom

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2021 às 17:54

Um grupo de mães de Salvador pede a inclusão de lactantes sem comorbidades no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Em uma carta aberta endereçada ao governador Rui Costa (PT), ao prefeito Bruno Reis (DEM), aos secretários de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do município, Leo Prates, elas pedem a revisão da estratégia atual. Até o momento, gestantes e puérperas (com até 45 dias pós-parto) já podem se vacinar, mas apenas as lactantes com comorbidades estão aptas a receber os imunizantes.

"Estamos conscientes da limitação quantitativa de doses liberadas pelo Ministério da Saúde (MS) para os grupos prioritários na Bahia. Contudo, lamentamos a exclusão da previsão da inserção das lactantes na estratégia de imunização realizada pela Prefeitura de Salvador, dado o avanço da pandemia e o surgimento de novas variantes que ameaçam as nossas vidas e dos nossos bebês", diz um trecho da carta, divulgada no perfil do Instagram @lactantespelavacina.

Ainda segundo o texto, "pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2020 comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente". Elas defendem que essa seria uma estratégia de imunização "eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno".