Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Critérios para migração das rádios de AM para FM são divulgados pelo governo

Os critérios de adaptação de outorgas das empresas de radiodifusão foram divulgadas pelo governo federal na terça-feira (24). [Leia mais...]

 Critérios para migração das rádios de AM para FM são divulgados pelo governo

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

Por: Matheus Morais no dia 25 de novembro de 2015 às 11:43

Os critérios de adaptação de outorgas das empresas de radiodifusão foram divulgadas pelo governo federal na terça-feira (24). Entre os critérios estão os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar de faixa. Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares. Além disso, terão que pagar pela licença para operar na outra faixa, em parcela única.

Segundo o governo, os pagamentos serão divididos em patamares, que priorizam critérios como população do município em que a emissora está localizada, abrangência e alcance. Em seu discurso na cerimônia, a presidente Dilma disse que os valors são “equilibrados”.

Já o ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou  que, para emissoras de alta potência na região de São Paulo, por exemplo, o valor cobrado será de cerca de R$ 4 milhões. Já para emissoras de baixa potência, que atuam em municípios com menos de 10 mil habitantes, a licença deve custar em torno de R$ 8 mil.

De acordo com o ministro, o período para as emissoras pagarem o boleto de migração será de 25 de fevereiro a 25 de maio do ano que vem. A migração é opcional. Segundo o Ministério das Comunicações, das 1,8 mil emissoras AM em operação no país, 1,4 mil já solicitaram a mudança para FM. Ainda de acordo com o governo, cerca de 1 mil já poderão fazer a migração para a nova faixa em 2016. Os 400 restantes terão de aguardar a liberação de espaço que vai ocorrer com a implantação digitalização da TV no país.