Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Relatório da CGU aponta falta de verba para transposição do São Francisco

Brasil

Relatório da CGU aponta falta de verba para transposição do São Francisco

As obras de transposição do rio São Francisco sofrem com a falta de planejamento para manutenção e operações. A informação foi divulgada pelo portal UOL, com base numa auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU). O levantamento aponta ainda falhas de execução que comprometem a sustentabilidade da transposição e a inexistência de verbas para custeio do empreendimento. [Leia mais...]

Relatório da CGU aponta falta de verba para transposição do São Francisco

Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional

Por: Matheus Simoni no dia 22 de abril de 2018 às 15:02

As obras de transposição do rio São Francisco sofrem com a falta de planejamento para manutenção e operações. A informação foi divulgada pelo portal UOL, com base numa auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU). O levantamento aponta ainda falhas de execução que comprometem a sustentabilidade da transposição e a inexistência de verbas para custeio do empreendimento. O eixo norte da obra, iniciada em 2007, ainda está em andamento e tem previsão para ser entregue ainda neste ano.

Parcialmente inaugurada há cerca de um ano, a transposição teve custo de execução de R$ 10,7 bilhões. A despesa final prevista pela CGU é de cerca de R$ 20 bilhões. “Não foi elaborado cronograma com tarefas/atividades, duração, vínculos de precedência e responsável”, acrescenta a auditoria da CGU, para quem o Ministério da Integração Nacional “não detém estrutura adequada para a gestão da transposição”.