Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Greve nos Correios termina hoje

Brasil

Greve nos Correios termina hoje

Direção da empresa muda sistema de saúde dos trabalhadores. Profissionais terão de arcar com 30% das despesas no plano. [Leia mais...]

Greve nos Correios termina hoje

Foto: César Bulcão/ Divulgação-ECT

Por: Marcela Vilar no dia 14 de março de 2018 às 10:20

Trabalhadores dos Correios de vários estados brasileiros aprovaram em assembleias realizadas ontem o fim da greve iniciada na segunda-feira e retornaram à rotina normal na manhã de hoje.

Apenas os estados de São Paulo e Rio de Janeiro ainda avaliam se vão continuar com a paralisação, de acordo com Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares.

A greve teve como principal motivo a mudança no funcionamento do plano de saúde dos empregados da empresa. A direção queria cobrar uma cota mensal aos funcionários e não permitir que hajam dependentes no serviço. Os trabalhadores não concordaram com a decisão, uma vez que até então só pagavam os procedimentos usufruídos, os quais também poderiam ter dependentes.

O caso foi julgado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) que definiu que a partir de agora vai haver uma mensalidade, na qual os funcionários vão arcar com 30% das despesas. A cobertura de gastos dos dependentes familiares vai durar até julho do ano que vem, quando se encerra o acordo anterior.

Apesar de ter sido diferente da proposta inicial, a diretoria dos Correios aprovou o desfecho do caso. “É um reconhecimento de que o custeio tem que ser compartilhado e um passo importante para a sustentabilidade do plano e dos próprios Correios”, analisou o presidente da empresa, Guilherme Campos.